A MINAS LÁCTEA 2024.
FERMENTADOS COM SABOR DE MAIS SAÚDE E MAIS SUSTENTABILIDADE.
VOCÊ JÁ PENSOU NISSO?
Entrevista com Jaime Dietrich
Diretor da Divisão de Biociências
GF: Jaime, para a Minas Láctea 2024, vocês estão preparando um grande cardápio de experiências de produtos. Entre tantos, muitas bebidas lácteas. Por que esse foco?
Jaime: A receptividade às bebidas fermentadas só faz crescer no mundo e no Brasil. Uma recente pesquisa da Kantar/Profiles e da Mintel mostram que 60% dos consumidores consideram o iogurte e bebidas lácteas fermentadas um alimento que proporciona uma vida mais saudável. Além desses dados, a mesma pesquisa aponta que, no Brasil, 44% destes consumidores pagariam mais ou consumiriam mais, se os produtos tivessem maior teor de cálcio, e 40% o fariam em função de maior saudabilidade.
Dentro deste contexto, produtos com maior teor de proteína, menor teor de gordura e açúcares adicionados, mais naturais, com apelos de alimento funcional (isso é importante), e sem lactose, são os mais desejados por suas características. Mas tudo isso com muito sabor, consistência e textura de modo a trazer mais prazer para o consumo, que agora se amplia: além do hábito já consolidado no café da manhã, 45% dos consumidores utilizam o produto no lanche escolar, 45 % o utilizam com um pequeno lanche durante o dia, 42% como sobremesa e 15% associados as atividades físicas.
GF: Essas soluções em bebidas lácteas são fruto de parcerias internacionais?
Jaime: Sim. Nós da Globalfood temos várias parcerias internacionais reconhecidas mundialmente por estarem na ponta dos processos. Um exemplo: lado a lado com nossa parceira internacional, a dsm-firmenich, temos um grande portfólio de soluções para bebidas fermentadas. Mais saúde, sabor e sustentabilidade para os produtos!
Novas criações em soluções são criadas anualmente, nos laboratórios dessas empresas onde, vastas equipes de cientistas não param de desenvolver e o que é melhor: a partir de soluções naturais, que propiciam produtos com rótulos limpos.
GF: Tomando o exemplo da dsm-firmenich, quais produtos estarão em destaque nessa Minas Láctea 2024?
Jaime: Vou indicar aqui alguns produtos que vão revolucionar os processos:
Delvo®One
Feitas a partir de combinações criadas por IA (Inteligência Artificial) para maximizar resultados. Garante vida estendida de prateleira, sem a adição de conservantes químicos tradicionais. E traz ainda mais atributos:
- Velocidade de fermentação
- Alta viscosidade e consistência, mesmo em receitas de baixo teor de sólidos
- Sabor suave
- Baixa pós acidificação
- Proteção contra desenvolvimento de bolores e leveduras.
Avaliação de desenvolvimento de mofos em iogurte contaminados com P. roquefortii durante a vida de prateleira durante 6 dias a 20C.
Delvo Fresh Pionner®
Reúne a fermentação rápida e com baixíssimo nível de pós-acidificação, associado a um sabor suave, mas característico, e de boa viscosidade. Esta cultura é especialmente recomendada para produtos de baixo teor de gordura e ou açucares, zero lactose e produtos com apelos de saudabilidade. A baixa pós-acidificação evita o aparecimento de notas ácidas durante a vida de prateleira, que sensorialmente se acentuam pela falta de açucares e gorduras na composição.
Maxilact® Next
Deslactosagem rápida, eficiente e de alta pureza, livre de enzimas com aril-sulfatase, proteases e amilases que possa alterar o produto fermentado durante sua vida de prateleira. Por ser de última geração, proporciona uma redução no tempo de deslactosagem, trazendo uma redução de custo do processo.
Globalsystem®
Sistemas de estabilização, produzidos pela Globalfood, fornecem soluções customizadas levando em consideração a receita, o processo, o perfil do mercado e as condições de envase e embalagem. Ou seja: lado a lado com a indústria e suas características em cada região.
Vitaminas e Sais Mineirais
Produzidas pela dsm-firmenich, trazem muitos atributos aos produtos que a Globalfood sabe tão bem desenvolver na sua indústria. O iogurte ou a bebida fermentada acabam sendo consumidos em diferentes momentos durante o dia, e estes produtos devem acompanhar a necessidade nutricional do consumidor para cada ocasião.
- Energia: consumir bebidas fermentadas antes e após os treinos, no
trabalho, e nas atividades do dia a dia, permite oferecermos a esses consumidores, produtos com uma suplementação vitamínica adicionada e atributos
funcionais, possibilitando uma rápida recuperação de energia e vitalidade. - Imunidade: com o cenário pós-pandemia, o consumidor tem se preocupado cada dia
mais com saúde. A proposta é adicionar à bebida láctea um complexo vitamínico e de sais
minerais que ajudam o sistema imunológico. - Antioxidantes: o consumidor busca também produtos que ajudam na saúde da pele. Adicionar ao
produto fermentado vitaminas e sais minerais, que atuem como antioxidantes, proporcionará um aspecto
mais saudável e bem-estar.
A Globalfood, junto às suas parceiras internacionais e equipe técnica, estará na Minas Láctea 2024 com um cardápio de experiências com mais de 50 produtos diferentes.
A Globalfood tem desenvolvido as melhores soluções para agregar valor ao seu produto. Para saber mais, fale conosco.
O artigo, A Minas Láctea 2024. Fermentados com sabor de mais saúde e mais sustentabilidade. Você já pensou nisso?, foi publicado em 12 de julho de 2024