CULTURAS ADJUNTAS PARA CRIAR QUEIJOS ESPECIAIS.
(COMO AGREGAR VALOR AO QUEIJO)
É cada vez mais forte no mundo o movimento pela busca de valor no alimento. Ou seja: poder ofertar alimentos de mais qualidade e que proporcionem boas experiências (inclusive culturais). E mais: alimentos que tragam em suas receitas, histórias que falem de regiões específicas ou ainda de sabores autorais. Sim! O consumidor que comprar produtos que tragam histórias atreladas a seus sabores!
Podemos dizer que essa valorização tomou uma grande proporção a partir do movimento italiano, autodenominado “slow food”, iniciado nos anos 1980 e que chegou aos anos 2000 com muita força. E que veio se tornando uma quase urgência por ocasião da pandemia, onde, mais e mais pessoas, buscavam soluções para cozinhar em casa, com prazer e com eficiência. Esse é um movimento que veio para ficar, que só cresce, sendo percebido por mais e mais pessoas. E ele inclui como protagonista o queijo de valor agregado, ou os chamados queijos especiais.
O PAPEL DA INDUSTRIA DO LEITE.
Criar comidas e momentos especiais – precisamos facilitar isso para nossos clientes. Hoje em dia espera-se da indústria que, através de seus produtos, colabore para que seus consumidores criem pratos que tragam admiração da família e dos amigos. E, de preferência, deem água na boca!
Uma pesquisa recente da Mintel1 revela que 25% dos brasileiros consumiriam mais queijos caso a indústria oferece uma maior variedade de formatos, facilitando desta forma o uso do queijo no preparo de uma refeição, como a mistura de queijos diferentes, saborosos e potentes no formato ralado fresco ou em cubos por exemplo. Ela também revela que 58% dos consumidores responderam que os queijos são ingredientes essenciais para cozinhar em casa. Uma oportunidade para o produtor de queijo, pois nos últimos 3 anos, lançamentos de queijos com este objetivo atingiram menos de 1% do total de lançamentos de queijos no mercado brasileiro.
Nesse contexto, não é de se estranhar que o consumidor, em busca do queijo ideal para acompanhar seus lanches, uma massa notável, uma pizza ou até mesmo uma sobremesa, escolha um queijo especial. O mercado mostra que essa não é uma tendência tão recente assim: os queijos especiais e de valor agregado estão crescendo rapidamente no Brasil – inclusive nas produções locais.
1 Cheese, Brazil December 2022 – Mintel
.
CULTURAS ADJUNTAS, SOLUÇÕES
MAIS QUE ESPECIAIS PARA OS QUEIJOS:
As culturas adjuntas são microrganismos específicos adicionados durante o processo de fabricação de queijos para criar sabores, aromas e texturas especiais. Essas culturas desempenham um papel importante na transformação do queijo ao longo do processo de maturação.
As culturas adjuntas são um recurso natural e tecnológico que auxilia o produtor a criar textura e sabores distintos, colaborando com o processo de diferenciação, inovação ou eliminando defeitos que podem ocorrer ao logo da maturação do queijo. Elas produzem enzimas específicas que quebram as proteínas, a lactose e a gordura do leite, liberando uma infinidade de compostos voláteis resultando em queijos autênticos, potentes e de destaque.
CONCLUSÃO:
Para queijos especiais você precisa de uma experiência sensorial positiva. As culturas adjuntas da Globalfood propiciam isso por nossa parceira internacional, a DSM da Holanda, elas enriquecem o processo e protegem o produto no período de maturação. Elas funcionam em sinergia criando mais sabor e texturas agradáveis nos queijos, ou seja: essas culturas ajudam a criar essa experiência final para o consumidor: de cor, sabor, textura…
O consumo de queijos especiais vem crescendo e a tendência é que continue nesse ritmo. O público está mais consciente dos problemas ambientais e sociais e busca em seus hábitos uma forma de contribuir com o planeta, o que inclui o consumo consciente de alimentos saudáveis. Por outro lado, as empresas também procuram por produtos diferenciados no mercado para atender esses anseios do consumidor final. Ou seja, no caso dos queijos especiais essa “fome” dos produtores (de fazerem produtos notáveis) combina com “a vontade de comer” de mais e mais pessoas.
Para saber mais acesse a nossa página: globalfood.com.br/industrias-de-laticinios/queijos/
O artigo, Culturas adjuntas para criar queijos especiais (como agregar valor ao queijo), foi publicado em 6 de julho de 2023