Etiquetas de caseína. Um selo “de queijo”, para o #queijo e com sabor de #origem, #identidade
e #rastreabilidade.
“As etiquetas de caseína protegem o investimento
dos produtores, oferecendo distinção e informações
sobre sua origem e método produtivo, conferindo a um produto
aparentemente idêntico a outro, uma identidade própria e,
deste modo, tornando cada queijo único”.
A @Globalfood introduziu no mercado nacional em 2020, as etiquetas de caseína da europeia @Kaasmerk-Matec para a identificação dos queijos. Novidade no Brasil e trazendo uma solução que enobrece os produtos e propicia autenticidade e rastreabilidade, as etiquetas já foram abraçadas por algumas indústrias e associações de produtores.
Para as grandes indústrias essas etiquetas representam muitas vantagens
1. Segurança alimentar: a caseína é um produto natural derivado do leite, tornando-as seguras para uso em alimentos. É a única etiqueta do mercado que é como um queijo – feita de proteína de leite.
2. São biodegradáveis: como são 100% biodegradáveis reduzem o impacto ambiental causado pelos resíduos plásticos.
3. Sustentabilidade: a produção de etiquetas de caseína requer menos energia e recursos do que a produção de etiquetas de plástico.
4. Estética: oferecem uma aparência natural, valorizando a beleza do produto.
Mais de dez grandes indústrias brasileiras já adotaram.
Os produtores de queijo artesanal da Canastra são um exemplo da aplicação para queijos artesanais: depois de muitos anos de luta pela regulamentação do queijo e identificação de sua origem (com muitas vitórias alcançadas), a questão da pirataria do nome “Canastra” continuou tornando a vida dos produtores difícil, e os consumidores inseguros.
Depois de muita procura por uma solução que protegesse a autenticidade e a origem de sua produção, eles escolheram a etiqueta de caseína da @Kaasmerk-Matec, hoje representada com exclusividade no Brasil pela @Globalfood. Vale dizer que todas as outras alternativas cogitadas permitiam a possibilidade da falsificação: venceu a etiqueta de caseína, uma tecnologia existente há quase 100 anos na Europa.
A CANASTRA, UM EXEMPLO.
“A Canastra mais uma vez é uma região de referência. Nós temos mudado a história desse país ao quebrar o monopólio e uma legislação dos anos 1950 que destruía as produções tradicionais à base de leite cru. Ao existirmos e nos profissionalizarmos estamos mudando não apenas a cara do queijo, mas a cara do país”, finaliza #JoãoLeite do @queijodacanastra (#APROCAN – Associação dos Produtores de Queijo Canastra), em depoimento ao nosso Blog.
“Na hora que o produtor está fazendo o queijo ele pega uma etiqueta e estampa ali a sua vida. Pois ela carrega nossa alma, nossa identidade. Estamos agora colocando no mercado a nossa cara, o nosso sabor e o nosso dever de informar ao consumidor: este é um legítimo Canastra”.
SOBRE A ETIQUETA
“As etiquetas de caseína protegem o investimento dos produtores, oferecendo distinção e informações sobre sua origem e método produtivo, conferindo a um produto aparentemente idêntico a outro uma identidade própria e, deste modo, tornando cada queijo único”, explica André Baggio, diretor comercial da Globalfood e engenheiro de alimentos. “Ao trazer o número do produtor e o número daquela peça ela permite ao produtor rastrear seu queijo obtendo informações relevantes a respeito de sua produção, tais como período do dia, tanque utilizado, lote de animais, dia de produção dentre outras informações importantes. As etiquetas trazem uma garantia da proteção da denominação de origem, da autenticidade, rastreabilidade, controle de qualidade e otimização dos processos para o produtor”, complementa Baggio.
A @Globalfood disponibiliza a etiqueta adequada para cada tipo e produtor de queijo, seja qual for a quantidade, origem geográfica ou processo de produção utilizado. São realmente feitas uma a uma. Um queijo identificado com uma etiqueta oferece aos consumidores a garantia de que o produto satisfaz a determinadas características e requisitos, e portanto, às suas expectativas. As etiquetas estão sendo vendidas também para as grandes indústrias que buscam a rastreabilidade de seus produtos.
Quer saber mais?
Fale conosco utilizando esse link:
https://globalfood.com.br/contato/
ou no email: marketing@globalfood.com.br
O artigo, Etiqueta de caseína, o selo perfeito para os queijos, foi publicado em 17 de abril de 2023