GLOBALFOOD NO
MUNDIAL DO QUEIJO 2024 NO BRASIL:
LADO A LADO COM AS INOVAÇÕES.
Por Rodrigo Magalhães
Somos patrocinadores do Mundial do Queijo 2024 que acontece entre 11 e 14 de abril em São Paulo, um gesto que revela a força de nossa ligação com o universo dos Queijos no Brasil. Participamos desde a primeira edição desse importante evento, que aconteceu na cidade de Araxá, onde estávamos presentes e atuando no corpo dos jurados. Apoiamos oficialmente a Segunda Edição que veio para São Paulo. E agora, nessa 3ª, diante de um evento de magnitude e importância, marcamos mais ainda a nossa presença com o Patrocínio Master.
Nesses dias de Mundial, no tecnológico teatro B32, no coração do centro financeiro de São Paulo, milhares de pessoas visitarão, comprarão, se inspirarão e negócios serão fechados. Muitos queijos serão premiados e isso vai mudar a história das empresas e dos queijeiros que os criaram, sendo um estímulo para serem cada vez melhores.
O crescimento do evento reflete o aumento do interesse do Brasileiro pelos queijos do país. Sejam eles queijos industriais, de origem ou autorais, percebemos que há uma ‘fome’ de novidades do público consumidor que se sofistica, a cada dia. Há, sem dúvidas um fator nutricional – desde os queijos mais usuais, do nosso cotidiano, até os de extrema sofisticação, eles são alimentos de primeira. E, se existe a tendência de um consumo menor de carnes, o queijo aparece como um dos eleitos para suprir proteínas e gorduras para uma boa nutrição.
Os chefes de cozinha têm exercido um papel importante, divulgando receitas onde os queijos são os protagonistas e essas receitas convocam o consumidor quanto ao uso dos queijos. E com isso nascem novas tendências que incluem harmonização dos queijos com bebidas, tais como vinhos, cervejas e até cachaças e muitas, muitas e sofisticadas receitas.
Quem vier para esse festival vai ver que as inovações estarão presentes, em todos os sentidos. Inclusive num conjunto expressivo de novas culturas que a Globalfood está lançando de forma exclusiva para os produtores pequenos, médios e grandes, vindas de nossos parceiros internacionais como a DSM-Firmenich e a Lallemand. Essas culturas colaboram na criação de produtos com uma textura sofisticada, sabor e aroma marcantes de maneira sustentável. Elas vêm a somar à diversidade brasileira de micro-biotas, permitindo que nossa criação queijeira alcance patamares cada vez mais sofisticados e diversificados.
NO NOSSO CENTRO DE INOVAÇÃO,
VEMOS NASCER PRODUTOS DE SUCESSO.
Muitos clientes da Globalfood, de todos os portes empresariais, estarão competindo no Mundial e, em muitos casos, participamos desde a concepção do produto ao seu caminho criativo, estando lado a lado com eles, em cada etapa. Nosso papel num desenvolvimento de produto e processo, é justamente possibilitar que se chegue a um resultado notável e de maneira sustentável.
E para apoiar nossos clientes com excelência temos em São Paulo o CIQ, um Centro de Inovação em Queijos que foi desenhado e construído com tecnologias de ponta, o que nos permite simular desde a melhoria de um processo, até a criação de um produto em escala piloto. Graças à sua robustez analítica, em conjunto com nossa queijaria piloto, conseguimos transferir com sucesso novas tecnologias para plantas de nossos clientes com assertividade.
QUEIJO É UMA HISTÓRIA DE VIDA.
A Globalfood liga-se à história do leite no Brasil, há quase 40 anos, com muita dedicação. Lançamos vários livros sobre a matéria (dois livros de arte e vários livros-texto) e organizamos inúmeros eventos de formação técnica ao longo dos anos. Já impactamos, nos últimos 5 anos, mais de 3 mil alunos em nossos cursos. Pois acreditamos que essa é uma missão da empresa – melhorar o mercado, sempre. Nisso eu me identifico muito com a Globalfood: tendo crescido em Viçosa (onde estudei, na UFV no Curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios) e sempre próximo da produção do leite e do queijo, pois esse era o universo da minha infância. Depois de uma carreira internacional de mais de 15 anos, sempre focada em queijos, achei que era hora de pensar no meu país e voltar para ajudar produtores a criarem queijos que surpreendam seus públicos, por sua qualidade.
Reunir a cadeia industrial com a cadeia artesanal, é nosso dia-a-dia, pois elas são complementares. Os aprendizados podem ser mútuos e cada um de nós na Globalfood acredita muito nisso. Temos um cenário positivo e de crescimento contínuo, com todos os produtores brasileiros sabendo, que podem contar com a Globalfood.
O artigo, Globalfood no Mundial do Queijo 2024 no Brasil: Lado a Lado com as Inovações, foi publicado em 10 de abril de 2024