MERCADO DE SUCOS NATURAIS.
OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO.
Cerca de um terço das novas marcas de bebidas não alcoólicas do Brasil são compostas por sucos naturais prontos para consumo.
Esses são os dados de pesquisa recente da consultoria de mercado Euromonitor. É um setor crescente e uma oportunidade para as empresas que querem melhorar e rentabilizar suas produções. São vários os motivos pelos quais o mercado de sucos naturais oferece oportunidades.
O principal é a mudança nos hábitos de consumo dos clientes: uma maior valorização da saúde e de produtos naturais faz com que os consumidores diminuam a demanda por bebidas processadas ou artificiais, como os refrigerantes, preferindo cada vez mais os sucos naturais. Ainda que mais caros, os produtos tem sido alvo de demandas cada vez maiores.
O Brasil é um grande produtor de frutas. Clima tropical, solos adequados e tecnologia agrícola impulsionam o cenário a cada dia.
O Brasil consegue hoje uma safra de volume superior a cada ano e frutas de mais qualidade que montam a base da matéria-prima necessária, o que eleva a demanda pelos produtos brasileiros no mercado internacional. Especialmente a laranja. A produção de laranjas tornou-se uma das mais importantes culturas agrícolas no Brasil. O país detém 75% da produção mundial de suco de laranja e exporta 98% do que produz. O suco de laranja é a bebida à base de frutas mais consumida no mundo, com 35% de participação entre todos os sucos*¹.
QUANTO MAIS NATURAL, MELHOR.
Quando se trata da compra de sucos industrializados, o sabor, o volume, a marca e o preço são alguns dos critérios levados em consideração. Esses critérios também orientam o planejamento do mix de produtos oferecidos ao varejo. No entanto, a preocupação dos consumidores brasileiros vai além disso. Eles estão cada vez mais atentos aos rótulos, às embalagens e, principalmente, aos ingredientes presentes nos sucos. “Sem dúvida, a população tem se tornado mais criteriosa na escolha de alimentos e bebidas, priorizando opções mais naturais, integrais e saudáveis. Por conta disso, uma grande produtora de sucos, a Superbom tem retirado de seu portfólio os sucos adoçados com açúcar, priorizando apenas os sucos 100% fruta, sem adição de açúcares ou outros elementos em sua composição”, revela David Oliveira, diretor de marketing da empresa.
Uma pesquisa da Nielsen revelou que 38% dos brasileiros estão interessados em bebidas que contêm benefícios provenientes de ingredientes naturais. Além disso, dados da Pesquisa de Alimentos e Saúde de 2020, realizada pela International Food Information Council Foundation, mostraram que os consumidores consideram os alimentos mais saudáveis quando são livres de elementos artificiais, baseados em vegetais e têm listas mais curtas de ingredientes.
A saudabilidade não é apenas uma tendência, mas uma necessidade de mercado para toda a cadeia de abastecimento. Segundo Catolé, “Não notamos diferenças significativas na busca por sabores de uma região para outra do país. Cada novo produto lançado tem sido bem recebido pelo consumidor. No entanto, é claro que o suco de laranja continua sendo um dos mais populares e consumidos em geral”, comenta ele.
Vale ressaltar que, à medida que os brasileiros buscam opções mais naturais, as indústrias de sucos terão que criar novos sabores e combinações para ampliar o leque de opções dentro da categoria de sucos 100% fruta. “Também devemos esperar por variações no tamanho das embalagens, especialmente entre as diferentes regiões do país”, conclui Oliveira.
A GLOBALFOOD EM PARCERIA COM A DSM-FIRMENICH
De nossa parceria holandesa, a DSM- FIRMINICH, lado a lado com nossa prestação de serviços, chegam soluções para o mercado de sucos. Desde produtos que conservam, naturalmente, os alimentos, enzimas que viabilizam a produção em escala, até os que trazem enriquecimento e saudabilidade na forma de vitaminas e compostos nutricionais que podem ser acrescidos aos alimentos e também aos sucos.
Rapidase Smart: São pectinases para o processo de extração dos sucos de frutas, melhorando o rendimento da extração e garantindo a qualidade do suco.
Rapidase Smart Color: São pectinases para a extração de sucos de frutos de coloração vermelha e roxa, evitando a degradação das cianinas e preservando a coloração natural, principalmente em frutas como uvas e morangos
Rapidase Smart Clear: São blends de enzimas para o processo de produção de sucos clarificados.
Rapidase PEP: Enzima metil-esterase utilizada para evitar a degradação da estrutura da fruta durante o processo térmico. Sua utilização aplica-se principalmente na produção de tomate pelado enlatado e também em polpas de frutas onde deseja-se a preservação de pedaços de frutas.
Rapidase Fiber: Blend de enzimas especialmente desenvolvido para o processamento de frutas tropicais ricas em fibras como o abacaxi, a manga, o maracujá e outras.
Outras Enzimas: Completa linha de enzimas como amilases e enzimas para garantir o processo de filtração por mais tempo sem redução de vazão ou entupimentos dos elementos filtrantes.
Corantes Naturais: Através da nossa parceira Kalsec dos USA oferecemos ao mercado uma vasta linha de corantes naturais extraídos de frutas, vegetais e outras fontes naturais. A Kalsec oferece soluções em corantes naturais que vão da cor amarela, laranja, vermelho ao azul, verde e marrom.
O artigo, Mercado de Sucos Naturais. Oportunidades de Crescimento, foi publicado em 17 de janeiro de 2024