VITAMINAS, ESSENCIAIS PARA A VIDA
Estudos recentes revelam que os brasileiros estão, cada dia mais, concentrando a vida e o trabalho nas grandes cidades, e por isso acabam tendo uma alimentação inadequada em nutrientes em razão da falta de tempo e da própria mudança de hábitos alimentares. Com isso podem existir carências em todas as faixas de idade e classes sociais.
No Brasil o estudo de referência em hábitos alimentares é a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) do IBGE*. Com sua 2ª edição publicada em 2020, esse estudo aponta caminhos importantes para uma reflexão. Existe hoje no Brasil:
- Consumo elevado de Sódio e Açúcares;
- Adolescentes tem inadequação de ingestão de Cálcio, Magnésio, Vitaminas A, D, E, B1, B2, B6 e C;
- Adolescentes mulheres também tem ingestão inadequada de Folato e Fósforo;
- Adultos mulheres e homens tem uma inadequação em seus níveis de Cálcio, Magnésio, Vitaminas A, D, E, B1, B2 e B6;
- Mulheres ingerem pouco Folato;
- Idosos ingerem pouco Cálcio, Magnésio, Zinco, Vitaminas A, D, E, B1, B2, B6 e C.
Muitos outros dados são encontrados no referido estudo e aqui na Globalfood temos nos preocupado em salientar esses índices para clientes, pois acreditamos no potencial da indústria de alimentos na colaboração para índices nutricionais melhores para nossa população. https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/saude/24786-pesquisa-de-orcamentosfamiliares-2.html
QUADRO DE VITAMINAS:
FORTIFICAÇÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS
Para a manutenção da vida, o corpo humano necessita de nutrientes que buscamos na nossa alimentação. Precisamos deles para nossa formação, desenvolvimento, crescimento e bom funcionamento.
Como veremos existem micronutrientes que também são obtidos da alimentação, mas estão presentes em alimentos específicos e é por esta razão que devemos ter uma dieta balanceada e variada.
Detalhando um pouco mais:
VITAMINAS
São substâncias ditas essenciais ao funcionamento do organismo humano, assim consideradas pois o nosso corpo não consegue fabricá-las, dependendo, pois, da ingestão via alimentos e bebidas.
São necessárias para várias funções do organismo como desenvolvimento e crescimento de ossos, músculos, tecidos cerebrais. Atuam no aproveitamento da energia que consumimos assim como no sistema imune, reprodução, visão, funcionamento muscular, geração de vários hormônios e vários outros processos fisiológicos que permitem a manutenção adequada da vida.
São classificadas em lipossolúveis e hidrossolúveis pela sua afinidade com a gordura ou água, respectivamente.
As lipossolúveis, Vitaminas A, D, E, K podem permanecer ativas em nosso corpo por alguns dias.
As hidrossolúveis, do Complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B8, B9 e B12) e a Vitamina C são absorvidas e, se não utilizadas, eliminadas via urina. Dessas, precisamos ingestão diária, uma vez que não se acumulam.
MINERAIS
Também considerados essenciais pela incapacidade de serem produzidos pelo organismo. Podem ser classificados em Mineral e Elemento-Traço em função da quantidade requerida pelo nosso corpo sendo o segundo definido em microgramas.
Principais Funções:
INGESTÃO DIÁRIA RECOMENDADA
É a quantidade de nutrientes a ser ingerida por um indivíduo saudável para manter o bom funcionamento do organismo.
É definida pelas Autoridades de Saúde que, depois de estudos populacionais, calcula o nível de ingestão que garantirá uma nutrição adequada a 97,5% dos indivíduos.
No Brasil temos uma regulamentação que preconiza esses valores: a Instrução Normativa 75 (IN75) da Anvisa.
A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS PODE COLABORAR A MELHORAR ESSES ÍNDICES
Desde o início da vida até a idade avançada, as vitaminas e minerais desempenham um papel crucial na manutenção de uma saúde ótima. Embora seja ideal obter esses nutrientes por meio de uma dieta balanceada e rica em alimentos frescos, muitas vezes essa dieta não consegue suprir as necessidades diárias dos indivíduos. Nesse contexto, enriquecer alimentos industrializados com vitaminas se torna uma alternativa viável e de baixo custo para garantir a ingestão adequada desses nutrientes essenciais.
Uma das principais razões para o enriquecimento de alimentos industrializados com vitaminas e minerais é a capacidade de fornecer nutrientes cruciais para pessoas que possuem dietas que podem ser mais restritivas.
A fortificação de alimentos é uma prática reconhecida e efetiva no auxílio à nutrição.
Programas governamentais de intervenção nutricional (por exemplo a adição de Ferro e Folato nas farinhas, de Iodo no sal e Flúor na água) assim como a fortificação voluntária de seus produtos por parte da indústria são iniciativas relevantes para mitigar a ingestão inadequada de nutrientes.
DSM, NOSSA PARCEIRA INTERNACIONAL. DESENVOLVEDORA DE ESTUDOS E VITAMINAS.
A DSM, a empresa holandesa de ciências da vida e nutrição, e nossa parceira há quase 20 anos, é uma das principais produtoras de vitaminas no mundo. A empresa dedica-se a fornecer produtos de alta qualidade e segurança para atender às necessidades nutricionais das populações nas dezenas de países onde ela atua.
A DSM também realiza estudos científicos e colabora com instituições acadêmicas e de pesquisa para expandir o conhecimento sobre a importância das vitaminas e seus benefícios para a saúde.
Um exemplo de pesquisa realizada pela DSM é o Estudo Global sobre Nutrientes (Global Nutrient Study), que visa avaliar a ingestão de nutrientes em diferentes populações ao redor do mundo. Essa pesquisa fornece insights valiosos sobre as deficiências e excessos de nutrientes na dieta global, incluindo vitaminas essenciais, e ajuda a orientar as estratégias de enriquecimento de alimentos.
Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa a se destacar no mercado com valor agregado?
O artigo, Vitaminas Essenciais para a Vida, foi publicado em 11 de outubro de 2023