O SEU CONSUMIDOR
QUER FALAR DE ALIMENTOS:
NATURALMENTE.
A pandemia foi fundamental para uma mudança de comportamento dos consumidores. Uma pesquisa feita pela Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), sediada em Curitiba aponta que houve um aumento de 44,5% no consumo de orgânicos durante os sete primeiros meses da pandemia de Covid-19. Esse é apenas um exemplo, e é uma tendência crescente: a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) realizou um estudo que apontou que 36% dos consumidores, nos últimos anos, passaram a inserir alimentos e bebidas que consideram ser benéficos para o sistema imunológico.
Esse desejo vem de encontro ao aperfeiçoamento da indústria de alimentos que está constantemente desenvolvendo maneiras de melhorar a qualidade e a segurança através do uso de aditivos naturais.
Os aditivos naturais são substâncias derivadas de fontes naturais que são adicionadas aos alimentos para melhorar sua qualidade, sabor, textura e aparência. Diferentemente dos aditivos artificiais, os aditivos naturais são produzidos a partir de ingredientes encontrados na natureza, como plantas, animais e minerais.
Os aditivos naturais desempenham um papel fundamental na indústria de alimentos, uma vez que podem ser usados para preservar a vida útil dos produtos, evitar a deterioração e melhorar a segurança alimentar. Além disso, esses aditivos também podem incrementar o valor nutricional dos alimentos, adicionando vitaminas e minerais essenciais.
Um exemplo de aditivo natural amplamente utilizado na indústria de alimentos é o ácido ascórbico, conhecido como vitamina C. Este aditivo natural é usado como antioxidante em alimentos, pois ajuda a evitar a oxidação e a deterioração dos produtos.
Outro exemplo é o extrato de alecrim, um aditivo natural que atua como um antioxidante natural. Ele é usado para evitar o ranço nos alimentos, especialmente em produtos gordurosos, como óleos e margarinas. Na Globalfood esse é um produto de grande sucesso e chega ao Brasil através de nossa parceira internacional, a KALSEC.
Os aditivos naturais também desempenham um papel importante na criação de alimentos com sabores e aromas atraentes. Por exemplo, o extrato de baunilha é um aditivo natural amplamente utilizado para melhorar o sabor de produtos como sorvetes, bolos e biscoitos.
É importante ressaltar que, além de fornecer benefícios para a indústria de alimentos, os aditivos naturais também são uma alternativa mais saudável para os consumidores. Ao contrário dos aditivos artificiais, os aditivos naturais são facilmente reconhecidos e metabolizados pelo nosso corpo, tornando-os mais seguros para o consumo.
Esse foco no “mais natural, melhor” também abrange os alimentos à base de plantas, na substituição de leites e carnes. As Plant Based Foods.
O mercado global de alimentos à base de plantas está focado no gerenciamento da crescente prevalência de doenças do estilo de vida, como obesidade, diabetes e doenças cardíacas, aumentando a conscientização sobre saúde, e preocupações com o bem-estar animal entre os consumidores.
A BlueWeave Consulting, uma empresa líder em consultoria estratégica e pesquisa de mercado, em seu estudo recente, estimou o tamanho do mercado global de alimentos à base de plantas em US$ 10,24 bilhões em 2022. Durante o período de previsão entre 2023 e 2029, a BlueWeave espera o tamanho do mercado global de alimentos à base de plantas crescer a um CAGR significativo de 11,82%, atingindo um valor de US$ 22,27 bilhões até 2029.
Mercado promissor, não?
Ao longo dos últimos anos desenvolvemos uma série de projetos que buscam os rótulos limpos e o vegetarianismo, para diversos clientes. Com muito sucesso.
Se você quiser saber mais vá até nossa páging: Alternativas Plant Based, ou entre em contato.
O artigo, O seu consumidor quer falar de alimentos: naturalmente, foi publicado em 6 de julho de 2023